\r\n No dia 27 de janeiro, abre ao público a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A Celebração Viva da Cultura dos Povos, na CAIXA Cultural Brasília. A mostra gratuita e livre para todos os públicos apresenta os 38 bens culturais do País catalogados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), sendo cinco deles declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO.
\r\n
\r\n Por meio de recursos audiovisuais e interatividade, em ambientes recriados e textos didáticos, o público poderá conhecer e vivenciar os bens culturais brasileiros divididos em quatro categorias – Saberes, Lugares, Celebrações e Formas de Expressão.
\r\n
\r\n A mostra, que já ou por Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador, Recife e São Paulo, chega a Brasília ampliada. A primeira exposição abriu com 30 bens culturais declarados patrimônio imaterial. Ao desembarcar na capital federal, serão 38. Isso porque o Iphan ampliou o Registro de bens culturais do país, tornando a exposição dinâmica e viva, enriquecendo ainda mais o conteúdo do acervo.
\r\n
\r\n Fazem parte da mostra, os bens imateriais registrados no Brasil em âmbito nacional: o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira. Regionalmente, o Teatro de Bonecos do Nordeste, o Cassimiro Coco, no Maranhão e Ceará; João Redondo e Calunga, do Rio Grande do Norte; Babau, da Paraíba; e Mamulengo, de Pernambuco. Do Amapá, a Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi. Do Amazonas, a Cachoeira de Iauaretê – lugar sagrado dos povos indígenas dos rios Uaupés e Papuri – e o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro. Da Bahia, o Ofício das Baianas de Acarajé, o Samba de Roda do Recôncavo Baiano e a Festa do Senhor Bom Jesus do Bonfim. Do Espírito Santo, o Ofício das eiras de Goiabeiras.
\r\n
\r\n Saiba mais: IPHAN – Brasil
\r\n